sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

postheadericon Fonte com MOT - Parte 1

    Nada melhor do que começar a botar em prática um objetivo não é? Então vamos lá. Bom, para começo de conversa, vou explicar o que viria a ser um MOT. Do inglês microwave oven transformer ou seja, transformador de forno microondas, o MOT é um transformador de alta potência elevador de tensão. Abaixo as fotos do MOT que eu consegui. Clique nas fotos para ampliar.
   Ele eleva a tensão para cerca de 2.000V ou 2kV com uma corrente média de 0.5A, ou seja, é bem potente e perigoso. Então a primeira conclusão, é ter muita cautela ao ligar ele. Para quem não sabe, o transformador é um dispositivo que transforma uma tensão AC, para outra tensão também AC, e funciona baseado nos princípios da Lei de Faraday e Lei de Lenz.
   Agora que estamos munidos na teoria vamos para a prática. Como pretendo montar uma fonte para equipamentos principalmente de áudio, 2.000V não são muito usuais. Para se ter uma ideia equipamentos de som domésticos funcionam normalmente em torno de 35V, e os automotivos em torno de 13V.
Antes de tudo organizar as ferramentas que vou utilizar

   Então o primeiro passo é remover o secundário desse transformador. Ele é composto por um fio de bitola muito fina, mas como são muitas espiras ele fica "maciço". Vendo o Instructables peguei algumas dicas. Uma dela é que para tirar o secundário deste trafo basta ir cortando os fios com uma chave de fenda, batendo nela com um martelo.

    Dica: se você tiver uma chave de fenda velha, grande, passe a ponta dela no esmeril deixando mais fina, pois assim cortará mais fácil os fios.
Um lado do secundário já removi, com muito cuidado para não danificar o primário
   Agora com os dois lados removidos, basta ir batendo na fenda do trafo com uma chave de fenda (não isso não foi um trocadilho), para ir "desentupindo" as mesmas do resto de fios de cobre
   Tomei muito cuidado com o primário, pois ele será mantido. Uma dica é que eu utilizei aquele parafuso maior do lado do martelo para desentupir a fenda do trafo, ele foi mais eficiente do que a chave de fenda. Não reparem no cabo vermelho de chave de fenda quebrado, acho que algumas marteladas foram muito fortes. Bom, isso tudo infelizmente é lixo, não tem como ser reaproveitado.
    Aqui o trafo já totalmente sem o secundário. Irei testar o primário com o multímetro para verificar seu estado, porém não tenho dúvidas de que ele está bom. Ao lado do trafo está um espaguete de cerâmica que pode ser reaproveitado. Só estou com uma dúvida, é que se aqueles laminados que ficam na fenda entre o primário e o secundário podem ser removidos, já que quanto mais espaço na fenda, melhor para eu fazer o novo enrolamento. Irei pesquisar e posto a conclusão.
    Antes de fazer o secundário, irei limpar o transformador com óleo (aquele atrás do trafo na última foto) e uma esponja de aço. Também irei montar uma carga para ir testando o secundário. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Mais tarde irei no churrasco na casa de um amigo. Talvez eu vire a noite hoje programando alguns módulos em PHP.

4 comentários:

Alessandro disse...

muito legal, uma vez peguei um trafo de um nobreak antigo, ele tinha 15X20 cm, era muito grande, tão grande que nem pude aproveitar :(, naquela época eu tinha pouquíssimo conhecimento em eletrônica.

Boa sorte!

Unknown disse...

Nobre amigo, Eu tenho uma dúvida sim , Eis a mesma : Qual seria a CORRENTE NO PRIMÁRIO DO TRAFO .......... com este rolamento que o amigo deixou para ser aproveitado pela FONTE ? ----- SAMUEL : TOCANTINS,MG

Anônimo disse...

0

Anônimo disse...

Bom dia, sou aficionado em fonte MOT, já fiz algumas Fontes de 14,5v e 15,5v com trafo de Micro Ondas, por outro processo, serrando a solda na base do mesmo, não é dificil, e utilizo para o cálculo de Voltas/Volts, uma CONSTANTE do Mestre Dante com vários vídeos publicados.
Para carregar Bateria de Carro, pede-se 13,8v, mas acontece que ao iniciar o processo, há uma queda de tensão para aproximados 10,5v a 11v, não atingindo os 12v necessários a Bateria.
Se você souber como resolver esse problema, gentileza informar, ficarei muito grato.

Parceiros

About Me

Minha foto
Victor França
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.