domingo, 19 de dezembro de 2010

postheadericon Fonte com MOT - Parte 2

   Após montar a carga variável e fazer o enrolamento de teste no MOT comecei a testá-lo. O novo enrolamento foi feito com cabo flexível 13AWG. Meu primeiro teste foi com 11 espiras, o que me deu 10.6V em vazio (a foto com 10.5V foi porque o multímetro estava oscilando entre 10.5V e 10.6V, aí quando tirei ele ficou em 10.5V). Com uma carga de 2.8Ohms, consegui drenar uma corrente de 4.44A, porém a carga não está sendo tão prática pois ela estava começando a derreter o balde. Terei que fazer os próximos testes com lâmpadas em série mesmo.
Algumas ferramentas, uma luva de proteção, e o cabo 13AWG.
O trafo já com o novo enrolamento e com a carga, agora só faltava fazer as medições.
Tensão no secundário.
Corrente do primário.
Corrente no secundário.
Resistência da carga.

   Então depois de montar a carga variável, concluí algumas coisas: a tensão em aberto (sem carga) e em circuito fechado (com carga) é a mesma, logo deduzo que talvez com esse mesmo enrolamento o transformador poderia ter me fornecido mais corrente, a qual ficou limitada pela carga de 2.8Ohms. Mesmo assim, já foi um bom teste e me provou que este transformador não vai me desapontar nem tão cedo. Vamos fazer alguns cálculos. Primeiro da potência aparente:
Pap = V*I
Pap = 10.5*4.44
Pap = 46.62VA
   Agora da potência ativa.
Pat = R*I²
Pat = 2.3*4.44²
Pat = 45.34128W
   Alguns vão me perguntar, porque você utilizou a resistência como 2.3 sendo que no multímetro ela era apontada como 2.8. É simples, ao calcular com 2.8 a potência ativa iria ficar maior que a aparente, o que daria um trafo com secundário em desempenho acima de 100%, e como nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, não faria sentido o desempenho ser acima de 100%. Logo deduzimos que R = V/I, então R = 10.5/4.44, o que daria mais ou menos 2.4, porém como a maioria dos cálculos não é totalmente certo, pois meu multímetro já é bem antigo, e coitado, nem true RMS ele é, o que não me faz deixar de dizer que é um ótimo multímetro. Então só faltou calcular o fator potência:
Fp = Pat/Pap
Fp = 45.34128/46.62
Fp = 0.97
   Então o secundário trabalha em aproximadamente 97% de seu desempenho. Eu sei que muitos vão me dizer "mas você devia ter feito a relação primário e secundário", porém não era necessário agora, já que eu sabia que ia ter uma grande perda de energia, e o fator de potência ficaria lá em baixo, fora que isto é só um enrolamento de teste, não é definitivo. Então, depois de desfazer o enrolamento, decidi fazer um com 2 espiras para ter um segundo valor de volt por espira.
Com duas espiras, recebi o resultado de 2.2V
   Destes testes, eu pue tirar algumas conclusões.
  1. O valor volt/espira não é tão preciso, e vai depender um pouco de testes.
  2. O espaço para o secundário é muito pequeno, algo crítico neste projeto.
  3. Preciso de uma carga mais prática para testar o transformador.
  4. Preciso solucionar o problema da bitola.
   Comentando agora as conclusões.
1ª - Esta conclusão nem precisa ser muito comentada, apenas irei explicar o porque do valor não ser tão exato. Como vocês podem ver eu estou fazendo tudo de forma caseira, sem auxílio de máquinas ou outros então a colocação das espiras não é perfeita, mesmo eu tentando manter elas da forma mais organizada possível.
2ª - Era de se esperar isto. Pois eu não estou fazendo o secundário com fio esmaltado, logo eu perco muito espaço com o isolamento do mesmo. Fora que ele foi projetado para 2.000V 0.5A, o que exige um fio de bitola extremamente pequena.
3ª - Este problema vai ser fácil de resolver, vou utilizar lâmpadas em paralelo mesmo, já que a carga que estou utilizando não está tão prática.
4ª - Está relacionado com a 2ª conclusão. São duas coisas. Primeiro preciso arranjar uma forma de utilizar um fio ou cabo que não me ocupe tanto espaço com o isolamento. Estou pensando em uma loucura, que é fazer a "esmaltagem" caseira do fio, vou fazer alguns testes e posto as conclusões aqui. A segunda questão é que: como um fio tão fino no primário, que me parece ser de 18AWG (máximo 2.5A) está em tão bom estado e tendo um desempenho ótimo com uma corrente de 7.5A aproximadamente? Se isso for meio que uma "tolerância" irei utilizar ela à meu favor no secundário.

   Ainda não tenho certeza das tensões que irei explorar nesse transformador. Mas provavelmente será algo como 11V+11V, 27V+27V, e talvez eu derive todas elas de um único enrolamento, para poupar espaço. Bom, tenho que pesquisar um pouco para resolver primeiro os problemas acima. Agora depois desse post deste tamanho, vou tomar meu café, pois ninguém é de ferro.

1 comentários:

oficina modelismo alternativo e gerais disse...

tenho so uma duvida como ligar esse transformador a rede elétrica?

Parceiros

About Me

Minha foto
Victor França
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.