sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

postheadericon Minha oficina caseira

  
    Depois de muito suor, muita sucata, muita limpeza e muitas playlists terminei de arrumar minha oficina. Agora sim, pelo menos a parte principal dela está 100%. Meu velho me ajudou muito na montagem dela, principalmente na parte elétrica. Ela foi feita no sótão da minha casa, onde existiam 2 cômodos que estavam sem uso. Decidi usar um para desenvolvimento de eletro-mecânica, e o outro como era maior dividi em mais 2 partes, uma para testes digitais e protótipos gerais e outra para pintura entre outros fazeres que colocam partículas em suspensão no ar.

(clique nas imagens para ver em tamanho maior)
   Quase tudo dela, digo que mais ou menos 95% foi reciclado. As madeiras e as ferragens todas foram recicladas, pois estavam sobrando aqui no próprio sótão. As únicas coisas que comprei realmente foram o cabo concêntrico, algumas tomadas, e as lâmpadas fluorescentes. O reator por incrível que pareça eu achei jogado na rua, e por mais incrível que pareça ainda, ele estava funcionando.
   O motor do esmeril é de 3cv, e eu mesmo recondicionei de uma bomba d'água antiga. Mandei tornear o eixo para facilitar a fixação das pedras. Ele só estava com muita terra dentro, fiz uma limpeza, lubrifiquei com óleo de máquina e ele funciona 100%, rufante e furioso.
   Um detalhe, foi a primeira vez que usei cabo concêntrico para fazer instalação elétrica. Só achei vantagens! É muito mais fácil de passar nos dutos, fora que sua isolação é perfeita. Estou utilizando um disjuntor de 30A (a rede aqui é monofásica, mas mais para frente pretendo instalar a bifásica também). O cabo concêntrico é de 2x4mm².
   Outro detalhe é que eu utilizei da própria estrutura de madeira do telhado para fixar a minha bancada do primeiro cômodo, o que fez ela ficar extremamente fixa e estável. Mesmo com o motor ligado, ela não vibra nem um pouquinho.
    Já a esta bancada (que está sem nada) tive que utilizar um perfil L de ferro galvanizado (já tinha em casa) de mais ou menos 1 metro, fixei ele na parede e depois fixei a bancada no perfil, ficou extremamente presa! Mais pra frente pretendo montar um PC com peças velhas, ou até mesmo comprar um notebook, para fazer os projetos de mecatrônica nessa bancada. Ainda falta fazer a instalação das tomadas nela.
   (esta é a área para fazer pinturas e etc, observe que improvisei uma cortina de plástico para proteger as outras áreas)

   Então é isso por enquanto, hoje irei começar meu projeto com o MOT, e logo de noite se a rua não estiver tão atrativa, irei voltar a fazer meus módulos para site.

1 comentários:

Unknown disse...

cara, vc está de parabéns, gostei de ver. Também comecei assim e hoje tenho bastante coisa no meu labzinho, hehehee! MUITA coisa reciclada, reaproveitada de aparelhos velhos. Acredito que reaproveitar as coisas é uma das formas de se viver inteligentemente. Quanto menos resíduos, melhor!=)
Abraço!
alexskan@hotmail.com

Parceiros

About Me

Minha foto
Victor França
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.